Primeiras impressões....

By Paloma Weyll - setembro 12, 2009

Estou passando minhas férias nos EUA. Foi idéia do meu marido. Eu preferia ir para um lugar mais exótico ou que me permitisse ter maior acesso a cultura, mas tudo bem. Temos que fazer concessões de vez em quando para que os homens achem que estão no comando da situação. 
Eu não sabia muito bem o que esperar dessa viagem (a não ser a certeza de que eu iria comprar muuuiiitooooo), mas o que tenho visto, me surpreendeu:
  1. Você se sente em casa em Nova York. Não estranhei nada. Parece que o Empire State, a Estátua da Liberdade, o Central Park são velhos conhecidos meus. Tudo é muito familiar. Acredito que deve ser por causa dos inúmeros filmes que vemos todos os dias.
  2. Tem muito brasileiro em NY!!!!!!!!!!!!!!! Em cada esquina, em cada loja você ouve o português! Só perdemos para os latinos. Ouço espanhol em tudo quanto é lugar. Uma curiosidade: Na maior parte das lanchonetes, os atendentes são hispano hablantes. Às vezes o inglês deles é tão rudimentar, que é melhor falar em espanhol. Dá pra acreditar??
  3. Descobrir que meu inglês está ótimo. Ele só não funciona com os taxistas. A maioria deles são estrangeiros (indianos, paquistaneses, africanos), que apesar de morarem aqui há muitos anos, têm um sotaque tão forte que atrapalha. 
  4. A ONU! Passeio imperdível! Escreverei um posto apenas sobre isso. Tirei mais fotos do prédio da ONU do que minhas.
  5. Senti na pele porque os americanos são extremamente consumistas e endividados. É muito fácil comprar aqui! Na Victoria's Secrets você compra 7 cremes pelo preço de 3 e leva o oitavo de graça. Em outra loja, você compra 7 blusas estilo I Love NY por 10 dólares. Literalmente eles te estimulam a comprar em grande quantidade. É quase impossível não resistir...
  6. O uso do cartão de crédito aqui é muito fácil. Ninguém de pede passaporte por ser estrangeira. Além disso, em muitos lugares você sequer precisa assinar. Eles passam o cartão na tela do computador e já foi. Fiquei besta!
  7. É muito difícil pedir informação na rua. A maiora das pessoas não daqui ou não falam inglês (os ambulantes).
  8. NY não funciona 24 horas. O Rio de Janeiro, São Paulo e até Salvador City funcionam até mais tarde do que aqui. Fala sério! O bom é que durmo mais cedo e acordo mais cedo também para bater perna (e comprar mais!!!).
  9. Os Estados Unidos voltaram a contratar. Parece que a crise econômica deu um tempo por aqui. São inúmeras as lojas com cartazes de "contrata-se". 
Por enquanto é só. Assim que estiver com pique para escrever sobre a ONU ou sobre outras novidades, vocês saberão.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Excelente Paloma, gostei das "dicas", Elminho é que não tá nada feliz...rsrs
    Só não gostei da primeira parte; maior mentira o que você escreveu... a gente tem certeza de que não manda nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ai Ai, que Legal! Meu amor disse que se na próxima encarnação vier mulher, ele irá querer um marido igualzinho a Elminho! rsrsrs. Eu pensei que a idéia tivesse sido sua. Eu achop que viajar é sempre muito bom (em boa cia), surpreendente, fascinante, relaxante...viajar não tem preço...

    ResponderExcluir