Livros que mudam uma vida

By Paloma Weyll - janeiro 26, 2021


"As boas mulheres da China". Esse foi um livro que impactou a minha vida. Não que tenha sido o melhor, mas foi o primeiro que me abriu os olhos para uma outra realidade.


Eu tinha vinte e poucos anos quando o li e fiquei chocada com a situação das mulheres na China, especialmente durante Revolução Cultural. A vida da mulher se resumia a servi e gerar um filho. Homem. Lembro da cena onde uma personagem durante o parto, se preocupava com as consequências caso o bebê fosse uma menina e o seu alivio quando nasceu um menino. Por conta disso seu bebê teria uma vida melhor do que a dela e de bônus ela teria o direito a comer pela primeira e única vez a melhor refeição da sua vida: um mingau.

Esse livro explica muito sobre a sociedade chinesa dos dias atuais e foi ele que abriu meus olhos e me fez correr atrás de informações sobre a situação das mulheres no mundo, no meu país na minha cidade. Lembro de quando descobri sobre as mulheres de classe média no nordeste que eram subnutridas. Não por falta de recursos. Mas por conta de uma cultura machista onde se deveria alimentar primeiro o marido, filhos e se contentar com o que sobrou. Um filme passou pela minha cabeça com mulheres que conheci e que se encaixavam naquela realidade.

Quando eu era jovem a internet não era isso que existe hoje. Era demorado achar qualquer coisa, e na maioria das vezes não tinha nada bom ou confiável. Não descobríamos nada fácil. Aprender exigia muito esforço e os recursos principais ainda eram livros. Só consegui mais acesso a literatura de gênero quando fui estudar na Europa. Por isso esse livro foi mágico pra mim. Ele abriu a minha mente a novas possibilidades. Descobrir sobre a condição da mulher no mundo foi como descobri um pouco sobre mim mesma. Tudo isso aos vinte e pouco anos de idade. Muito tarde se comprado as meninas de hoje (em condições mais privilegiadas) que “já nascem” sabendo.

E você? Tem algum livro que mudou a sua vida?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários